Como conservar suas bijouterias
Retire a
bijouteria antes do banho, mar ou piscina para que ela não oxide (escureça).
Não deixe a peça em contato com bronzeadores, loções, areia ou outros produtos que podem danificar a sua bijouteria.
Retire a bijuteria antes de usar perfumes e cosméticos e aguarde alguns minutos antes de recolocá-las.
Tome muito cuidado com
acessórios para cabelo, (tinturas, produtos para alisamento), pois estes contêm produtos químicos muito fortes e que ficam impregnados por vários dias, podendo manchar as peças, especialmente brincos e colares que ficam em contato com os cabelos.
Quando for usar cremes para as mãos ou no corpo, retire os
anéis, pulseiras e colares, estes produtos podem ter em sua quimica itens que em contato com a quimica do seu corpo e a bijuteria fazem escurecer as bijuterias. Não deixe suas bijuterias em contato com produtos cosméticos.
Evite utilizar suas bijuterias nos serviços de jardinagem, pois o manuseio com a terra e adubos químicos poderá afetar a folheação do produto.
Alguns serviços domésticos também podem comprometer a
folheação de seus produtos. Serviços que utilizam produtos químicos e de limpeza devem ser evitados.
Alergia a bijuterias A alergia a bijuterias é devido à diferença de sensibilidade de cada indivíduo quando exposto a uma substância.
Mesmo com peças banhadas a Ouro amarelo e Ouro branco é possível ocorrer alergias, pois podem ser ligas de metais contendo cromo, estanho, níquel, ródio, platina ou paládio.
Metais como ródio, platina e paládio são inertes, ou seja, não reagem com outros materiais, o que inclui nosso organismo e as substâncias liberadas por ele, como o suor, sendo até mesmo utilizado como implantes cirúrgicos. A ausência de alergia não significa que o metal não está atuando no organismo, isto em relação ao níquel e outros metais que provocam ionização, e portanto a tolerância a ele não significa que seu organismo está protegido de seus efeitos.
Evite aplicar esforços exagerados sobre as peças bem como fazer serviços pesados para que ela não fique sujeita a riscos por atrito com outros objetos.
ACONDICIONAMENTO
Guarde as suas
bijouterias em porta-jóias dentro, de sacos plásticos ou de tecido de algodão para evitar atrito.
Evite guardar as peças todas juntas, elas podem embaraçar. Isso dificulta a separação e pode causar rompimento. Por isso o mais indicado é colocar cada peça em um saquinho.
Coloque um pedaço de giz branco no estojo ou porta-jóias. Ele absorve a umidade e evita que as peças escureçam ou fiquem embaçadas.
Evite guardar suas bijouterias em qualquer lugar, como, por exemplo, dentro da sua bolsa, em bolsos, no porta-luvas do carro, etc. o atrito com outros objetos poderá danificar a peça, além de aumentar o risco de perdê-las.